Conheça os 5 piores sintomas da menopausa

Além de fazer parte da maturidade de toda e qualquer mulher, a menopausa tem como característica central apresentar uma série de sintomas específicos para diagnosticá-la. Se formos mais precisos, concluiremos que, das ondas de calor ou suor noturno às demais alterações no corpo feminino, uma série de problemas podem ser diagnosticados nesta etapa da vida adulta.

Justamente por isso, fizemos questão de enumerar os cinco piores sintomas da ocasião. Para saber quais são e mergulhar fundo em cada um deles, prossiga com a leitura!

Suores noturnos

De maneira bastante simplista, podemos dizer que os suores noturnos nada mais são do que ondas de calor que ocorrem durante o sono. De tão fortes, elas podem interromper o descanso da mulher, sendo que algumas delas podem apresentar o suor noturno antes mesmo de entrar na menopausa. 

Paralelamente a isso, o suor noturno também pode significar sintomas iniciais de estresse, ansiedade, diabetes ou até mesmo estar relacionado à temperatura do quarto em que se repousa. Atenção!

Secura vaginal

Como as mulheres diminuem a produção de estrógeno pelos ovários nesta etapa da vida, o que acaba ocorrendo é uma alteração no revestimento do canal vaginal, o que gera uma consequente diminuição da produção do muco que mantém a vagina úmida. Justamente por isso, o termo “secura vaginal” acaba sendo bastante frequente quando se fala nos cinco piores sintomas da menopausa.

Pele seca

Seguindo na linha dos aspectos que conferem identidade à epiderme da mulher, também é possível concluir que a pele seca também se apresenta como um sintoma comum da menopausa. Mais precisamente, a pele feminina fica mais fina nesta etapa da vida. Ela pode ganhar flacidez e perder brilho em razão do estrógeno ser essencial para a produção de colágeno que deixa a pele mais hidratada e firme.

Em alguns casos, este sintoma também pode se associar à queda de cabelo.

Ganho de peso

Por sofrer uma diminuição na velocidade do metabolismo, a mulher que passa pela etapa da menopausa também pode sofrer um aumento no peso corporal. Isso está intimamente associado à queima de calorias ligada a redução dos níveis de estrógeno, o que pode acabar fazendo com que a mulher ganhe peso mais facilmente, além de acumular um maior índice de gordura ao redor da cintura.

Por todas essas questões, bem como por compreender que situações como o hipertireoidismo também podem apresentar sinais semelhantes, a avaliação médica se torna necessária. 

Diminuição do desejo sexual

Finalizamos este artigo com um dos sintomas que melhor podem caracterizar a menopausa: a diminuição do desejo sexual por parte da mulher. Este motivo pode ser decorrente de outros deles, como estresse ou cansaço, mas os hormônios femininos, aqui, também precisam ser respeitados.

A redução do interesse pelo contato íntimo pode dizer muito a respeito da fase da vida em que a mulher se encontra. Por isso, toda atenção é pouca para entender que momento se vive em relação ao casamento e ao próprio corpo. A menopausa demanda zelo e cuidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress