Também chamado de fobia social, o transtorno da ansiedade social nada mais é do que o problema que confirma a dificuldade de homens e mulheres em interagir socialmente. Negligenciado por muitos, o mal interfere na capacidade e no poder de algumas pessoas encararem gestos simples do dia a dia, como apresentar um trabalho, falar em público, comer na frente de outras pessoas e assim por diante.
Quem sofre com o problema normalmente se sente humilhado na frente de outros indivíduos. Mais especificamente, o que o ansioso social mais teme é que suas fraquezas sejam observadas em detrimento a qualquer outra característica. Diretamente ligado à ansiedade, o dano, além de poder ser altamente incapacitante, é capaz de interferir de maneira direta no desempenho profissional do ser humano em questão.
Além de precisar ser levada a sério, a ansiedade social também pode ser vista como uma espécie de “porta de entrada” para outros problemas de maior relevância, como depressão grave e agorafobia, que nada mais é do que o temor de se permanecer em locais abertos, fechados ou em multidões.
No ponto de vista do tratamento, os profissionais mais indicados para tratar o transtorno da ansiedade social nem devem ser outros que não os psicólogos e psiquiatras. Por que isso acontece? Porque são eles os especialistas mais indicados para recomendar os medicamentos ansiolíticos com a finalidade de diminuir os sintomas de ansiedade.
Sintomas
Embora não seja considerada uma doença hermética no ponto de vista das características apresentadas por cada pessoa, a ansiedade social pode ser diagnosticada a partir de alguns sintomas específicos, como por exemplo a dificuldade para interagir e conversar com outras pessoas e o medo de se falar em público ou ao telefone.
O chamado “receio” de comer na frente de outras pessoas entra nesta conta ao mesmo passo que o trabalhar na frente delas e o medo de emitir a opinião sobre determinado assunto também se enquadram nesta categoria.
Tementes de represálias dos mais variados tipos, as pessoas que sofrem com ansiedade social têm por hábito e padrão se sentirem extremamente expostas a situações que exigem um pouco mais de interação, normalmente apresentando sinais como tremedeira, tensão muscular, náusea, tontura, suor excessivo e aumento dos batimentos cardíacos.
Por sua vez, o tratamento da doença é normalmente realizado através de sessões de terapia. Elas são essenciais para que os pensamentos negativos desapareçam ou sejam controlados de forma mais eficaz.