Poucas pessoas sabem, mas a faixa etária dos 40 anos é uma das que mais demandam atenção e cuidados com a saúde. Isso acontece porque, com o passar do tempo, acaba sendo natural que homens e mulheres passem por algumas transformações hormonais. Essa condição, associada à mudança de ambientes, que também interfere no dia a dia e na qualidade de vida dos adultos, pode acabar gerando um estresse em excesso, ocasionando a necessidade da realização de uma série de exames.
Um dos primeiros testes da lista fica por conta da avaliação do famoso IMC, sigla que dá nome ao Índice de Massa Corporal, que, dentre outras características, serve para medir o nível de obesidade de homens e mulheres. Saber qual é o IMC é tão importante quanto medir a circunferência abdominal.
Para se ter uma ideia, a obesidade afeta cerca de 19% dos brasileiros. Já o sobrepeso, que é tido como uma das fases anteriores à obesidade, atinge 54% da população do Brasil, de acordo com dados recentemente divulgados pela Organização Mundial da Saúde, a OMS.
Ao lado deste exame, outra avaliação de fundamental importância é a da pressão arterial. Se estiver fora dos padrões, a pressão arterial pode causar problemas sérios ao organismo. Através da análise de alguns números específicos, os médicos e especialistas da área da saúde conseguem identificar quadros como pré-hipertensão e outros problemas do tipo.
Colesterol e glicemia também são conceitos que se enquadram nesta lista. A efeito de exemplos, nunca é demais destacar que um simples exame de sangue é capaz de detectar anomalias presentes nos níveis de colesterol, que podem levar a doenças cardiovasculares, e de glicemia, capaz de indicar pré-disposição ou aparição de diabetes. Justamente por isso é essencial que ambos os exames sejam realizados de forma anual.
Falando especificamente do dia a dia da mulher, um dos exames que mais visam suas qualidades de vida é o de mamografia. Aliás, dados recentes do Instituto Nacional do Câncer confirmam que uma em cada dez mulheres deve ser diagnosticada com câncer de mama. Justamente por isso o diagnóstico precoce se apresenta como uma das mais fundamentais armas para aumentar as chances de cura do problema e assegurar o melhor tratamento possível.
Por fim, exames como Papanicolau, densitometria óssea e tireóide também se colocam como imprescindíveis no diagnóstico de doenças capazes de afetar a saúde de homens e mulheres. Fique atento!